Simplicidade e modernidade



O actor e realizador Jacques Tati, um dos grandes mestres do cinema francês, utilizou cenários em cores pastéis e música instrumental para criticar a sociedade moderna, o materialismo e o uso implacável das tecnologias.
Monsieur Hulot, o “alter-ego” de Jacques Tati, é uma personagem frequente nos seus filmes. Uma alma antiga que usa chapéu, sobretudo, cachimbo e guarda-chuva mas que vive num mundo ansioso pelo futuro e pela mudança. No filme “Mon oncle” o Monsieur Hulot é o único membro da família Arpel que não se encaixa na mentalidade de consumo em que eles estão mergulhados. 
Hulot vive na parte antiga da cidade, onde as crianças brincam na rua, os vizinhos se conhecem e a simplicidade reina. A sua irmã vive na periferia, do outro lado do muro em ruínas, numa casa tão futurista que tudo é esteticamente apelativo mas nada é prático. Hulot vê-se perdido neste mundo onde a tecnologia é retratada como um paradoxo e a procura pela simplicidade, limpeza e inovação resulta na complexidade, apatia e caos. O exemplo perfeito da escravidão moderna em que o automatismo das máquinas acentua a falta de genuinidade das relações sociais. 
Ao retratar as marionetas da indústria cultural, este filme simboliza o início de uma geração que preferiu o consumo da novidade ao consumo de necessidade, o exibicionismo às vivências. O filme Mon Oncle pode ter sido lançado em 1958, como uma sátira ao conceito de modernidade tecnológica na vida familiar dos anos 50, mas é mais actual do que nunca. 


6 comentários:

  1. poxa.. que legal! vc sabe em que site esta disponivel para assistir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, por acaso não conheço. Mas não deve ser difícil de encontrar :)

      Eliminar
  2. Também fiquei com muita vontade de assistir. É sempre um prazer ler as suas palavras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Este é um dos meus filmes favoritos. Quase ninguém fala mas está cheio de mensagens importantes sobre a simplicidade

      Eliminar
  3. inês to sentindo falta dos seus posts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos próximos dias vou publicar um novo post! Espero que gostes

      Eliminar