Coragem em dias de tempestade

A
chuva
lá fora
não 
me cai
bem


Acordo e adormeço incontáveis vezes naqueles minutos que antecedem a hora de levantar. Ouço a chuva a bater na janela e, num acto de infantil cobardia, escondo-me um pouco mais debaixo dos lençóis. Quando o relógio assinala o momento decisivo para retirar o meu corpo da cama, eu esfrego os olhos, ainda ensonados, e encaminho-me vagarosamente para a janela. Está um dia perfeito para ficar em casa. Chove sem parar, o vento penteia as árvores e a claridade não promete aparecer. O céu está de um cinzento suave que nos diz que já não é noite mas que o dia irá ser escuro. 
Com um chávena de chá e uma manta a cobrir os ombros, aproveito os últimos minutos antes de enfrentar a tempestade. De um lado estou eu, o vapor do chá de maça e canela, o conforto do lar. Suspiro enquanto desenho símbolos que nada significam no vidro ligeiramente embaciado. Oh, o frio da rua passou para as pontas dos meus dedos. Agora vai ser impossível arranjar coragem para sair.

Isto está sempre a acontecer. Da segurança das quatro paredes que me rodeiam eu glorifico as tempestades como se fossem uma deusa. Aprecio a elegância dos relâmpagos no céu e o suave som da chuva no chão, mas, no momento de sair, o conforto fala mais alto, tão alto que a coragem não é mais do que um sussurro. Uma simples sugestão de algo que não queremos concretizar.

Ainda num estado de preguiça disfarçada, penso em tudo o que o conforto me impediu de fazer. 

As coisas que
não
arrumei
Os sítios onde
não
fui


Aquilo que não mudei. Ainda assim, aqui estou eu, absolutamente encantada com o tempo lá fora mas com demasiado receio do que pode correr mal quando o enfrentar. O cabelo molhado, o guarda-chuva desfeito, o cachecol a voar do meu pescoço. Nada bom pode acontecer lá fora, felizmente ainda tenho mais uns minutos antes de sair. Arrumo as coisas que estavam abandonadas em cima da minha mesa, lavo a chávena já sem chá, pego no mapa da minha próxima cidade e mudo a forma como tinha o meu cabelo. 

Despeço-me
do
conforto

A verdadeira
tempestade

Para a minha
coragem

8 comentários:

  1. o minimalismo esta ligado a consumo consciente e tambem ao lixo que produzimos,vc poderia fazer um post sobre isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tema do minimalismo associado ao consummo responsável interessa-me muito por isso espero escrever sobre esse tema muito em breve :) Obrigada pela sugestão

      Eliminar
  2. Me identifiquei muito com o texto,no meu caso eu sempre adormeço e deixa a preguiça vencer e adio compromissos,e isso vira um ciclo vicioso ,como combater e melhorar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a melhor forma de combater a preguiça é através da força de vontade. Ao termos um motivo para acordar de manhã, os maus hábitos ficam para trás. Esse motivo pode ser algo simples como dar um passeio na cidade, estar com as pessoas de quem gostamos ou um novo trabalho ou passatempo :) Boa sorte!

      Eliminar
  3. Gostei da sugestao acima sobre lixo consciente,por exemplo a garrafa de agua de plastico que a melhor opção é a de vidro,mais onde comprar essa opçao..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é um óptimo exemplo, vou escrever sobre isso em breve e incluir algumas alternativas sobre como podemos diminuir a nossa pegada ecológica no planeta.

      Eliminar
  4. Muito interessante
    conheça meu blog:mundominimalistablog.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Já conhecia o teu blogue!
      Continuação de bom trabalho :)

      Eliminar