4 canais no youtube sobre calma e minimalismo

4 youtube channels about minimalism and serenity


Todas as noites, depois da minha hora do jantar e antes do meu tempo de leitura, passo alguns minutos a ver vídeos no Youtube. Preparo um chá, acomodo-me no sofá e começo a ver o que os meus youtubers preferidos partilharam. Umas vezes este ritual demora uns meros 15 minutos, outras vezes ocupa o dobro do tempo. Independentemente dos minutos que decorrem, quando acabo de ver estes vídeos sinto-me sempre extremamente inspirada e com vontade de mudar o mundo.
Alguns dos youtubers definem-se como minimalistas, outros apenas partilham os seus conhecimentos sobre como podemos viver uma vida mais calma mas, independentemente do tema dos seus vídeos, as suas personalidades são genuínas, inspiradoras e têm o dom de nos fazer sentir motivados durante o resto do dia.
Infelizmente, o Youtube também é um dos melhores amigos do consumismo. Basta um clique no link errado para nos perdermos num mundo repleto de vídeos patrocinados que, em menos de dez minutos, conseguem fazer-nos sentir mal em relação ao nosso aspecto, corpo e estilo de vida. O caso da ex-youtuber Essena O'Neil é um dos melhores exemplos de como a sobrevalorização do aspecto físico nas redes sociais é tão prejudicial para quem faz os vídeos como para quem os vê. Para não nos perdemos no lado negro do Youtube decidi enumerar os meus canais preferidos no Youtube. Alguns são sobre minimalismo, calma e bem-estar, outros são apenas vídeos que me fazem sentir inspirada.

After a long day at work I love to arrive home, prepare a nice dinner and spend some time watching videos from my favourite youtubers. Even if this little ritual only takes a few minutes, it always make me feel inspired and motivated.  Most of them are minimalists but what really makes me love their videos are their genuine, honest and inspiring personalities.  
Unfortunately, Youtube is also one of consumerism best friends. A click on the wrong link is enough to make us feel bad about our body, appearance and lifestyle. The ex-youtuber Essena O'Neil story is one of the best examples of how social media unrealistic beauty standards are as harmful to youtubers as they are to the ones who see their videos.
In order to help you staying away from youtube's dark side I decided to share a list of my favourite youtubers. Some talk about minimalism, calm and well.being, others are just wonderfull human beings that make me feel inspired every day.


Lavendaire



  Raramente sou uma pessoa de amores à primeira vista, sobretudo no Youtube, mas da primeira vez que vi um vídeo da Aileen soube logo que ela seria a minha youtuber preferida. A sua voz calma, a sua personalidade inspiradora e o seu cabelo cor de alfazema transmitem cada um dos valores que ela defende, tornando-a numa das youtubers mais genuínas que conheço. No seu canal podemos encontrar vários vídeos sobre minimalismo, onde a Aileen explica como aplicou a máxima do menos é mais através do método que a escritora Marie Kondo retrata no seu livro The Life Changing Magic of Tidying up. Para além do temática do minimalismo, os seus vídeos também falam sobre viagens, motivação, sonhos e sobre como podemos encontrar a felicidade nas pequenas coisas.

I don't usually believe in love at first sight but with Aileen that was exacty what happened. As soon as she started talking I knew that she would be my favourite youtuber. Her calming voice, her inspiring personality and her beautifull purple hair have the power to reflect her values and her amazing true self. In her channel you can find minimalist videos where she talks about how we can apply the less is more mantra using KonMari's method. You can also find some great videos about travelling, motivation and about how we can pursuit a dream life and find happiness in the little things.

Estes são alguns dos meus vídeos preferidos do canal Lavendaire:
My favourite videos from Lavendaire:




Este canal não é sobre minimalismo, é sobre calma, bem-estar, alimentação saudável e sobretudo sobre cosmética natural. A Sarah Nagel é o tipo de pessoa cuja energia é contagiante. Os seus vídeos falam sobre minerais, productos naturais e orgânicos e ainda incluem receitas com ingredientes vindos directamente da natureza. Ela não publica vídeos com muita frequência e não passa muito tempo nas redes sociais mas isso é apenas mais uma razão para a admirarmos e para apreciarmos cada minuto dos seus vídeos.

This is not a minimalist channel but you need to know Sarah. She is one of the best youtubers in holistic health, well-being, natural beauty products and slowness. Her energy is so positive and radiant that you always feel great after watching one of her videos. She doesn't update her social media accounts very often but that's just another reason to love her and to appreciate even more any one of her videos.


Estes são alguns dos meus vídeos preferidos do canal Holistic Habits:
My favourite videos from Holistic Habits:




Os vídeos da Rachel são tão minimalistas e cuidados como ela. Com uma edição de fazer inveja a alguns profissionais e com temas sempre actuais e interessantes, os seus vídeos de poucos minutos são tudo o que precisamos para perceber que menos é mais. As temáticas vão do minimalismo, à alimentação e do exercício ao DIY. Um conjunto interessante de temas que provam que o minimalismo é a ferramenta ideal para nos tornarmos na melhor versão de nós mesmos.

Rachel's videos are as minimalists and flawless as she is. She always approach interesting topics and her video editions could make some profissionals blush. In her channel you can find minimalism, fitness, recipes and DIY videos. With Rachel Aust minimalism is much more than just owing less things.

Estes são alguns dos meus vídeos preferidos da Rachel Aust:
My favourite videos from Rachel Aust:




A Sadiya é a youtuber que subscrevo há menos tempo mas já vi quase todos os vídeos dela. A maior parte dos seus vídeos é sobre minimalismo mas o propósito do seu canal é documentar o seu percurso na procura de uma vida mais equilibrada, feliz e calma.

I only found Sadiya Marie's channel yesterday but I have already seen most of her videos. She is documenting her journey into a more natural, balanced and happy lifestyle.


Estes são alguns dos meus vídeos preferidos da Sadiya Marie:
My favourite videos from Sadiya Marie:



Apesar destas serem as minhas youtubers preferidas, há muitos outros vídeos interessante e inspiradores no Youtube que eu adoro ver e rever. Estes são apenas alguns deles:

More inspirational videos to see:

Calma, inspiração e motivação
Calm, inspiration and motivation


Sustentabilidade, minimalismo e consumismo
Sustainability, minimalism and consumerism



Espero que tenhas gostado das sugestões. 
Quais são os teus canais preferidos no Youtube?

I hope you like my suggestion.
Which youtube channels do you follow?

15 comentários:

  1. Acho que 2016 vai ser o ano em que vou ler e reler o teu blogue inteiro, sempre que venho aqui dá-me vontade de o ler todo!
    Em relação a este post, acho que vou aproveitar o teu ritual para o tornar também meu. Para além de que, no meu caso, este ritual até me ajuda no meu inglês. Vou espreitar estes canais! :p Obrigada!! Eu cá sigo os da Rita do The Busy Woman e os do Made By Choices, mas acho que a minha lista vai aumentar :)
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh! O teu comentário acabou de tornar o meu dia melhor! :)
      Também costumo ver alguns vídeos desses canais de vez em quando. Espero que gostes das minhas sugestões :)

      Beijinhos ***

      Eliminar
  2. Olá Inês!
    A Youtuber que sigo há mais tempo é a Coco, do canal Light by Coco. Recentemente descobri o canal da Rachel Aust e comecei a seguir. Acho-a genuína e os vídeos têm imensa qualidade, tanto o conteúdo como a edição dos mesmos.
    Às vezes vejo alguns vídeos dos canais My Green Closet, Samantha Lindsey e Hello Cathy.
    Desconhecia o canal da Aileen e da Sadiya Marie.
    Partilho igualmente da opinião da Mariana, cada vez que cá venho também me dá vontade de ler o teu blog de uma ponta à outra :)
    És muito inspiradora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia! Obrigada :)
      A Coco também tem vídeos muito bons. Ela foi das primeiras minimalistas que conheci no Youtube. Eu adoro a Rachel Aust, ela consegue ter vídeos sempre muito bem feitos e em poucos minutos partilha sempre temas interessantes.
      Não conhecia o canal Hello Cathy, vou espreitar :)

      Mais uma vez obrigada pelas palavras simpáticas!

      Eliminar
  3. ADOREI este post! Muito inspirador! Obrigada por partilhares :) um forte abraço e tem um dia lindo!!

    ResponderEliminar
  4. Partilho os mesmos gosto no que toca ao youtube. sigo todos esses youtubers e mais alguns mais mainstream. mas sempre que vejo vídeos relacionados com o minimalista fico sempre inspirada e mal desligo o dispositivo ponho algumas coisas em pratica que vi e aprendi. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como temos gostos parecidos adorava saber que outras youtubers segues :)

      Eliminar
  5. Oi
    estou começando agora com meu blogue.
    Coloquei seu texto em meu blog com sue link! seu blogue é um dos meus favoritos,se não concordar e quiser que eu retire o texto ,me avise
    Aguardo sua visita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ops esqueci de deixar o link do blog que é
      mundominimalistablog.wordpress.com

      Eliminar
    2. Olá! Desde que esteja bem identificado que o post foi escrito por mim e que haja um link para o Minimal não há problema nenhum :)
      Boa sorte com o teu blogue!

      Eliminar
  6. Oi Inês, adoro os posts em que vc nos dá dicas assim. Muitissimo obrigada!
    Estou precisando de uma real inspiração e assistir a essas youtubers agora a noite vai me ajudar :)
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jéssica, espero que estas youtubers te tenham dado a inspiração que precisavas :)
      Obrigada por gostares do meu blogue, nos próximos tempos espero fazer mais posts deste género.
      Beijos!

      Eliminar