A minha rotina de beleza natural

MY NATURAL BEAUTY ROUTINE


Há um ano atrás, quando descobri que não conhecia os ingredientes dos produtos de beleza e higiene que utilizava decidi que estava na altura de mudar e que iria começar a utilizar apenas produtos de beleza naturais. Quão difícil podia ser?
Honestamente, bem mais difícil do que eu pensei mas hoje estou bastante feliz por ter escolhido este caminho. Agora a minha casa de banho tem menos produtos e a minha pele menos químicos, mas vamos começar pelo início.
Quando comecei a comprar esses produtos ditos “naturais” percebi que os ingredientes eram tão prejudiciais como os dos meus antigos produtos. As fragrâncias artificiais continuavam lá, tal como os parabenos e o Sodium lauryl (ether) sulfate. Ingredientes químicos que podem prejudicar gravemente a nossa saúde, uma vez que a rápida capacidade de absorção da nossa pele faz com que os produtos que utilizamos consigam chegar rapidamente ao interior do nosso corpo.
Após muita pesquisa e depois de ter experimentado várias amostras de produtos naturais consegui perceber quais eram os ideais para mim e como é que podia cuidar da minha pele e do meu corpo de forma natural e tendo o menor número de produtos possíveis.
Hoje posso dizer que as minhas marcas preferidas são a ArteSana e a Annmarie Gianni Skin Care, ambas 100% naturais e com produtos de elevada qualidade. A loja online Círculo Bio também entrou para os meus favoritos. É uma das raras lojas onde os produtos são criteriosamente seleccionados e onde podemos comprar o que precisarmos sem termos medo de encontrar ingredientes prejudiciais nos nossos produtos.

About a year ago, when I discovered I didn't know what was in beauty and hygiene products I used, I decided it was about time I made a change and that I'd only use natural beauty products. How hard could it be?
Honestly, quite a lot harder than I thought. Still, nowadays I am very happy for having gone down this road. Now my bathroom has less products and my skin, less chemicals, but let's start from the beginning.
When I began buying these so-called "natural" products, I understood that the ingredients were as harmful as my old products'. The artificial scents were still there, as were parabens and sodium lauryl sulfate. Chemical components that may harm our health greatly, since skin's fast absorption rate causes the stuff we use to reach our bloodstream quickly.
After a lot of research and after trying out several samples, I found which ones were right for me, and how I could keep my skin and body healthy in a natural way, with the least amount of products possible.

Nowadays, I can confidently say my favorite brands are ArteSana and Annmarie Gianni Skin Care, both 100% natural and with high quality products. The online shop Círculo Bio also found its way into my bookmarks. It's one of those rare stores where products are carefully selected and where we can buy what we need without worrying about buying something that might be harmful to us.

Banho - Bath

Os produtos da Artesana foram dos primeiros produtos naturais que comecei a utilizar. O creme hidratante da marca é o único creme que utilizo e recentemente acrescentei o sabonete de algas e argila à minha rotina. Este sabonete é uma espécie de tudo em um e utilizo-o para lavar a cara de manhã e há noite e como desmaquilhante. Este é o sabonete certo para quem quer ficar com a pele limpa e ao mesmo tempo hidratada. Na hora de tomar banho este sabonete também costuma estar sempre presente.
Um dos produtos que mais demorei a substituir por uma alternativa natural foi o champô, sobretudo porque o nosso cabelo demora algum tempo a habituar-se a um champô sem químicos. Durante algum tempo utilizei o champô sólido New da Lush. Apesar de ter gostado imenso de usar um champô sólido decidi tentar algo que fosse mesmo 100% natural então comecei a usar o sabonete biológico de shikakai erva príncipe e Lima do Dr.Bronner para lavar o cabelo. Apesar de já ter ouvido falar sobre esta marca só quando descobri a loja portuguesa Círculo Bio é que tive oportunidade de ler um pouco mais sobre este produto e sobre como ele poderia ser bom para o meu cabelo. Tal como podem ler no site do Círculo Bio: “Estes sabonetes biológicos suaves contêm shikakai extraído em açúcar e sumo de uva e combinado com a base do sabonete líquido Dr. Bronner. O shikakai é o fruto de uma pequena árvore do sul da Ásia, a Acacia Concinna e é utilizado há mais de 1000 anos na Índia para os cuidados de pele e capilares graças as suas propriedades de limpeza. Se utilizar como champô, depois da lavagem, enxague o cabelo com uma solução ácida como por exemplo vinagre de sidra diluído em água ou sumo de limão.”
Ao ler estas indicações decidi que este era o tipo de produto que andava à procura.  A adaptação a este novo champô natural não foi fácil. Os nossos cabelos têm sido lavados com produtos que têm químicos para o deixar mais macio, leve, solto, brilhante e para fazerem imensa espuma quando estão a ser utilizados. Este champô do Dr. Bronner quase não faz espuma e quando lavamos ficamos com a impressão que o cabelo está um pouco seco mas depois de passarmos a solução de vinagre de sidra o cabelo fica suave e macio e, no meu caso, ficou menos pesado e perdeu aquele volume exagerado de que eu não gostava. Além disso, desde que comecei a usar este champô sinto que não preciso de lavar o cabelo tantas vezes.

Artesana products were some of the first natural solutions I used. Their hydrating cream is the only cream I use and recently I've added the algae and clay soap to my routine. This soap is something of an all in one, and I use it to wash my face in the morning, and to remove makeup at night. This is the right soap for those who want clean and hydrated skin. When I take a bath, this soap marks its presence as well.
One of the products that took me the longest to replace for a natural alternative was the shampoo, mostly because our hair takes a while to get used to a chemical-less shampoo. For a while I used Lush's solid shampoo, New. Even though I enjoyed using a solid shampoo, I decided to try something that really was 100% natural, so I started using Dr.Bronner's shikakai, lemon grass and lime soap for washing my hair. Even though I had heard about this brand before, I only had the chance of reading more about this product and how it could be good for my hair after I got to know the Portuguese shop Circulo Bio. As stated in the Circulo Bio website: "These biological soft soaps contain sugar extracted shikakai and grape juice, combined with the Dr.Bronner liquid soap base. Shikakai comes from a small, south Asian tree, Acacia Concinna and it's been used for over 1000 years in India for skin and hair care due to its cleansing proprieties. When used as a shampoo, rinse your hair with an acidic solution such as cider vinegar diluted in lemon juice afterwards."

After I read this, I decided that this was what I was looking for, The adaptation process was not easy. Our hairs have been washed with products that have chemicals designed to make it smoother, lighter, looser and shinier, and to create a lot of lather when used. This shampoo almost doesn't lather, and after washing, we may get the impression that our hair is a little dry, but after rinsing it with the vinegar solution, it becomes smooth and soft, and in my case, lost the excessive volume that I didn't like. In addition to that, I now feel like I need to wash my hair less often.

Manhã - Morning

De manhã, depois de lavar a cara com o sabonete de algas e argila, costumo utilizar os produtos da Annmarie GianniSkin Care. Esta marca utiliza os ingredientes mais naturais que possam imaginar e os resultados são muito superiores a qualquer produto que eu já tenha utilizado. Já para não falar que a marca vende amostras dos seus produtos, o que nos permite experimentar vários produtos da marca até descobrirmos qual é o ideal para nós. Esta marca está presente na minha rotina de beleza através da base Earth Minerals Multi-Purpose Foundation e do protector solar Sun Love, que comprei como amostra e com o qual estou bastante contente. Sobretudo porque uso protector solar todo o ano e não apenas no verão. Eu uso estes dois produtos alternadamente. Na maior parte dos dias uso apenas o protetor solar Sun Love, uma vez que tem um pouco de cor e funciona como um aperfeiçoar da pele. Nos dias em que quero maquilhar-me um pouco mais uso a Earth Minerals Multi-PurposeFoundation e misturo-a com duas ou três gotas de óleo de grainha de uva. Já utilizo esta base há meses e é melhor do que qualquer base que já usei. Além disso, o processo de misturar o pó com as gotas de óleo fazem com que maquilhar-me seja um dos meus momentos de calma preferidos do dia.
A Earth Minerals Multi-PurposeFoundation pode ser misturada com qualquer tipo de óleo e a razão por que escolhi o óleo de graínha de uva não foi aleatória.
Há uns meses atrás decidi experimentar o óleo de coco como desmaquilhante, um dos melhores óleos para a nossa saúde e para a nossa pele devido às suas incríveis propriedades. Ao início estava tudo a correr bem e a minha pele parecia dar-se bem com este óleo mas à medida que eu o ia utilizando mais a minha começou a ficar com acne. Eu nunca tinha visto a minha pele tão mal. O óleo de coco tinha provocado algo chamado acne cístico, um tipo de acne que ocorre debaixo da nossa pele e que é provocado por excesso de oleosidade. Como a minha pele é incrivelmente sensível e com tendência acneica o óleo de coco foi a pior coisa que eu poderia ter utilizado.
Mas, isso não significa que os óleos não sejam das melhores coisas que podemos usar na nossa pele. Só precisamos de descobrir qual é o óleo certo para nós. Para começar existem óleos comedogênicos e não-comedogênicos. O primeiro tipo de óleo é conhecido por obstruir os poros, o que provoca o aparecimento de borbulhas em pessoas cuja pele tem tendência para o acne. Como o óleo de coco é um dos óleos mais comedogênicos que existe, a minha pele não reagiu bem. Para quem, tal como eu, tem problemas de acne, o ideal é utilizar óleos não comedogénicos, que não bloqueiam os poros, como por exemplo o óleo de grainha de uva, azeite ou óleo de amêndoa.
Eu comecei a usar o óleo de grainha de uva há uns meses e consegui que a minha pele voltasse ao normal e até melhorasse. Mas, mesmo assim, tento não exagerar na quantidade que utilizo.
O único produto de maquilhagem que utilizo junto com a base da Annmarie Gianni Skin Care é o baton Temper da Vapour, uma das poucas marcas que encontrei com uma grande selecção de produtos de maquilhagem com ingredientes naturais.

In the morning, after I wash my face with the algae and clay soap, I normally use the Annmarie Gianni Skin Care products. This brand uses the most natural ingredients you can imagine and the results are far superior than any other product I've ever used. Not to mention that the brand sells samples of their products, which allows us to try several until we find which ones that work for us. This brand is present in my beauty routine through the Earth Minerals Multi-Purpose Foundation and the Sun Love sunscreen, which I bought as a sample and am quite happy with, especially because I use sunscreen all year round, not just during summer. I use these two products interchangeably. On most days, I use the sunscreen by itself, since it has a bit of shade to it and polishes the skin up. In those days I feel like making up a little, I use the foundation and mix it with two or three drops of grape seed oil. I've been using this base for months and it's better than any other I've used. In addition, the process of mixing the powder and the oil drops turns making up one of my favorite calm moments of the day.
The Earth Minerals Multi-Purpose foundation can be mixed with any kind of oil, but I didn't choose the grape seed oil randomly.
A few months ago I decided to try coconut oil to remove make up, one of the oils with the most health benefits and one of the best for our skin due to its incredible proprieties. Initially, all was going well and my skin seemed to be dealing with the oil just fine, but as I used it, I started developing acne. I had never seen my skin in such a bad shape. The coconut oil had created something called cystic acne, a kind of acne that happens under the skin and caused by an excess of oil. Since my skin is incredibly sensitive and has a tendency to develop acne, coconut oil was the worst possible choice.
That doesn't mean oils aren't some of the best things we can use on our skins though. We just need to find out which ones work for us. Comedogenic and non-comedogenic oils exist. The first kind of oil is known to obstruct pores, which causes pimples to occur in people whose skin has a tendency to develop acne. Since coconut oil is one of the most comedogenic ones, my skin didn't react well. For people like me, with acne problems, the ideal solution is to use non comedogenic oils, which don't block pores, such as grape seed oil, olive oil or almond oil.
I started using grape seed oil a few months ago and made my skin go back to normal, and actually improve. Even still, I try not to use too much.

The only makeup product I use along with the Annmarie Gianni Skin Care base is the Vapour's Temper lipstick, one of the few brands I found with a large selection of makeup products made from natural ingredients.

Noite - Night

No final do dia, costumo lavar a cara novamente com o sabonete de argila da ArteSana ou, uma vez por semana, usar o esfoliante da marca S.W. Basics, de que já falei aqui. Este esfoliante é dos mais gentis que já usei e inclui apenas 3 ingredientes: sal marinho, farinha de aveia orgânica e farinha de amêndoa orgânica. Quando sinto que a minha pele está seca, utilizo também o creme hidratante da Artesana. Nos restantes dias lavo apenas a cara e não utilizo mais nada para a deixar respirar e enquanto durmo.

At the end of the day, I normally wash my face, again, with ArteSana's clay soap, or, once a week, with the S.W. Basics exfoliant, which I have mentioned here. This exfoliant is one of the most gentle I've used and includes only three ingredients: sea salt, organic oatmeal flour and organic almond flour. When I feel my skin is dry, I also use Artesana's hydrating cream. In other days, I just wash my face and don't use anything else, in order to let my skin breathe.
-

Espero que este texto tenha respondido a algumas questões que me têm feito sobre os produtos naturais que eu uso e que tenha sido útil para dar um conhecer algumas alternativas naturais aos produtos de beleza e higiene que normalmente encontramos no supermercado. Além disso, estas marcas não fazem testes em animais, apoiam o comércio justo e utilizam ingredientes puros e inalteráveis. Escolher estes produtos em vez de outros pode não mudar o mundo, mas pode ajudar. 

I hope this text has answered some of the questions I've been made about the natural products I use, and that it has been useful to make known some of the natural alternatives to supermarket beauty and hygiene products. More so, these brands do not do any animal testing, support fair commerce and use pure, unalterable ingredients. Choosing these products may not change the world, but it might help.

27 comentários:

  1. Obrigada! Adorei este post!
    Podes-me indicar por favor qual é o óleo de grainha de uva que usas? E onde se consegue encontrar?
    Muito obrigada! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Fico muito feliz por teres gostado :)
      Mandei vir o óleo de grainha de uva da loja Plena Natura, podes vê-lo aqui:
      http://plena-natura.pt/oleo-de-grainha-de-uva-oleos-vegetais-manteigas-e-ceras-oleos
      Espero ter ajudado :)

      Eliminar
    2. Escreva sobre sua casa minimalista

      Eliminar
  2. Respostas
    1. De nada :) Ainda bem que te consegui ajudar

      Eliminar
  3. Olá Inês!
    Aprendo sempre quando aqui venho ao teu cantinho :)
    Também gostaria de ter uma rotina de beleza natural como a tua, mas ainda não consegui fazer uma transição completa.
    Tenho uma pele muito sensível e com rosácea e às vezes tenho receio de arriscar com alguns produtos para o rosto. Fico sempre na dúvida.
    Esta semana comprei o sabonete neutro da marca Olivae mas ainda não testei - descobri esta marca aqui no teu blog.
    Uso o hidratante labial neutro da marca Dr. Bronner e gosto, contudo tenho um longo caminho a percorrer....

    Ah e adorei o vídeo!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia!
      Obrigada :) Ao partilhar as minhas experiências espero conseguir ajudar pessoas que estejam a tentar alcançar uma rotina de beleza mais natural. A minha pele também é incrivelmente sensível. O meu nariz fica muito facilmente vermelho e basta mexer na minha pele para ela ficar logo vermelha por isso também teve algum receio quando comecei a experimentar productos naturais. Mas quando percebi quão maus eram os ingredientes que existiam nos produtos que usava achei que a minha pele só poderia beneficiar dos produtos naturais, e foi isso que acabou por acontecer. A minha pele dá-se mesmo muito bem com o sabonete da ArteSana de que falei neste post e também costuma reagir muito bem ao protector solar Sun Love, uma vez que protege a pele do sol e acaba por acalmar a vermelhidão. O melhor é mesmo tentares experimentar amostras para veres o que resulta melhor na tua pele e só depois comprares :)

      Ainda bem que gostaste do vídeo :D

      Eliminar
  4. Gostei muito do post,a mudança de rotina de produtos muito industriais para produtos naturais é necessária sim,mais o custo ainda é alto,e o problema também é combater espinhas que com ácido dermatologico é melhor e acho que com produtos naturais isso não é possivel,vc sabia que alguns cosméticos alteram nossos hormonios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O custo financeiro de comprar productos naturais ainda pode ser caro mas acredito que a longo prazo acabe por ficar mais barato. Ao comprarmos produtos naturais que ajudam a nossa pele a ficar melhor vamos sentindo a necessidade de usar menos produtos. A minha pele tem tendência para o acne e antes usava muitos produtos para acabar com as borbulhas e depois usava ainda mais produtos de maquilhagem para as esconder. Ao tratar bem da minha pele com produtos naturais de boa qualidade o meu acne acabou por desaparecer e agora já quase não uso maquilhagem. De qualquer forma quero escrever um post sobre como podemos combater o acne de forma natural :)

      Também já tinha tido conhecimento sobre produtos de cosméticos que alteram os nossos hormonios e em breve espero escrever sobre o assunto.

      Eliminar
  5. Somos sempre incentivadas por revistas ou blogs de moda a ter muitos produtos de beleza,eu uso muitos produtos e faço até estoque e tenho desenvolvido problemas como alergias,vou procurar uma rotina para minha pele mais saudável,mais é um longo caminho a percorrer,obrigada pelo post!
    Sâmia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sâmia!
      Eu também tinha uma enorme quantidade de productos de beleza, e até me orgulhava dessa minha colecção. Mas comecei a perceber que não usava os productos assim tantas vezes, o que fazia com que passassem de prazo com muita frequência. Para evitar alergias e problemas de pele o melhor é tentares perceber quais são os melhores productos para a tua pele e ficares apenas com esses. Além disso às vezes não ligamos aos prazos de validade dos cremes e isso é um erro porque tal como a comida, os ingredientes dos cremes perdem as propriedades passado algum tempo, ou seja podemos ter o melhor creme do mundo mas se já tiver passado da validade ele pode estar a fazer mal à nossa pele.
      Obrigada por teres gostado do post :)

      Boa sorte na tua jornada para uma pele mais saudável!

      Eliminar
  6. Eu tenho muitos cosméticos,e sou incentivada a ter cada dia mais,quero uma mudança ao poucos ,não sei por onde começar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A publicidade e as revistas de moda e beleza tentam sempre incentivar-nos a ter mais coisas porque assim podemos ficar mais bonitas mas na maior parte dos casos eles estão só a tentam vender mais productos. É sempre difícil começar uma rotina de beleza mais minimalista mas para começares podias tentar guardar todos os teus productos naturais num único sítio e só os ias buscar quando os utilizasses. Passado uma semana ias ver quais é que utilizaste e quais não utilizaste, isso pode ajudar-te a perceber quais é que são os productos que são essenciais para ti :)

      Eliminar
  7. Adorei demais o post, como adoro todos. Será que você não poderia mostrar algumas fotos da sua nova casa? Claro, se não for invasivo demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras simpáticas :)
      Sim, vou fazer um post sobre a minha casa nova com fotos. Devo publicá-lo em breve!

      Eliminar
  8. Inês e sobre consumo de alimentos,o minimalismo esta ligado ao consumo consciente,produtos mais naturais melhor alimentação,escolher marcas mais naturais ,poderia fazer um post sobre isso?
    otimos textos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Esse é um tema que acho muito interessante e sobre o qual espero escrever em breve.

      Eliminar
  9. vc citou que comprou amostras para testar produtos,como foi?vende no site?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, comprei amostras no site da Annmarie Gianni Skin Care antes de comprar os productos em tamanho real.

      Eliminar
  10. essas caixas de produtos naturais vale a pena comprar? tipo glambox?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca comprei nenhum dessas caixas porque costumam enviar muito productos diferentes, alguns dos quais eu não preciso. Normalmente em prefiro comprar apenas um producto de cada vez

      Eliminar
  11. Como saber se o produto que se diz natural,realmente é natural? a weleda é uma otima marca,vc conhece?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor forma de descobrir se um producto é mesmo natural é lendo a lista de ingredientes. Se começares a ver que tem muitos químicos é porque não é verdadeiramente natural

      Eliminar
    2. Não conhecia a marca Weleda mas pelo que vi no site deles eles parecem ter muita atenção aos ingredientes que utilizam nos seus productos.

      Eliminar
  12. Oi! Vc pode usar qualquer sabonete(inclusive o q vc usa para o rosto) no cabelo 😊

    ResponderEliminar
  13. Parabéns! Adorei! Se já estava tentada a mudar, agora decidi me! Obrigada!
    Onde posso comprar os produtos Artesane e Annmarie? Qual a sua opinião acerca do 18 em 1 do Dr Bronner?
    Obrigada, beijinho

    ResponderEliminar