O oriente em 33 peças



Graças aos encantos da globalização, há cada vez menos diferenças na forma como as pessoas se vestem no oriente e no ocidente. Contudo, quando olho com atenção para as roupas tradicionais chinesas e japonesas não consigo parar de admirar a qualidade dos materiais, a forma das peças e a simplicidade como eram conjugadas entre si. Como gosto imenso de ver filmes de anime ou relacionados com estas culturas, a minha forma de vestir já há algum tempo que tem vindo a ser influenciada pelo estilo tradicional japonês, sobretudo pela roupa masculina, que é sempre mais prática e que não costuma ter muitos padrões. Foi por esta razão que decidi que o meu capsule wardrobe de primavera-verão seria sobretudo inspirado na cultura oriental.

Quando se fala em roupa japonesa tradicional, o Kimono é sempre das peças mais conhecidas e que mais facilmente associados a esta cultura. Contudo, a nossa visão ocidental desta peça de roupa é muito diferente do seu significado original. Enquanto nós pensamos num kimono como algo requintado e bonito para vestir, o significado original da palavra kimono é bastante prático e simples. A sílaba Ki em Kimono vem do original ofkiru que significa "usar" ou "vestir" e mono significa apenas "coisa". Resumindo, a palavra kimono significa literalmente "coisa para vestir". É este tipo de minimalismo associado à forma de vestir tradicional japonesa que me fascinam.
Esta beleza minimalista das peças de roupa japonesas contrasta com a complexidade que este povo colocava da tarefa de combinar as peças entre elas. Escolher as cores do kimono ou a quantidade de peças sobrepostas implicava o seguimento de enumeras regras. Este tipo de disciplina na escolha das peças e na forma certa das conjugar foi outra das razões porque me inspirei no oriente para construir o meu capsule wardrobe de primavera-verão.

Para ter a certeza que escolhia as peças certas para os próximos três meses decidi incluir apenas peças feitas à base de algodão, linho ou seda. Este meu cuidado extra com os materiais surge da minha preocupação com a minha pele no tempo quente. Quando o verão começa a chegar, o nosso corpo começa a transpirar mais e precisamos de usar materiais que facilitem a respiração da nossa pele. Materiais sintéticos como a lycra impedem o nosso corpo de respirar e podem tornar-se extremamente desconfortáveis. 
Para este capsule wardrobe decidi seguir as regras do projeto 333 e escolhi apenas 33 peças para usar nos próximos três meses. 
Como achei que seria interessante partilhar exactamente quais foram os 33 itens que escolhi decidi fazer uma pequena descrição do item e acrescentar há quanto tempo é que o tenho no meu armário. Afinal, eu acredito que as coisas não precisam de ser novas para continuarem a ser bonitas. Para mim, continuar a usar e a adorar uma camisola que já comprei há cinco anos atrás é mais um motivo de orgulho do que de vergonha. Significa que fiz uma boa compra e um bom investimento do meu dinheiro.



Eis os meus 33 itens divididos por categorias:

Calças

- Calças azuis escuras (Têm 6 meses - prenda)
- Calças pretas (Têm 6 meses - prenda)

Calções

- Calções pretos (Têm 4 anos)
- Calções riscas (Têm 2 anos)
- Calções brancos com botões (Têm 8 anos)

Vestidos

- Vestido beje às pintinhas pretas (Tem 3 anos)
- Vestido azul escuro às pintinhas brancas (Tem 3 anos)
- Vestido branco bordado inglês (Tem 5 meses)
- Vestido branco largo (Tem 4 anos)
- Vestido vermelho (Tem 2 anos)
- Vestido comprido bordeaux (Tem 10 anos)

Saias

- Saia preta assimétrica (Tem 3 anos)
- Saia cor de tijolo com botões à frente (Tem 4 anos)
- Saia azul de seda (Já era da minha mãe por isso já tem muitos anos)

Camisolas/ T'shirts/ Blusas/ Tops

- T’shirt cinzenta (Tem 1 ano)
- T’shirt branca (Tem 3 anos)
- Blusa branca mangas largas (3 anos)
- Blusa branca pequena manga curta (Tem 5 anos)
- Camisola branca de mangas compridas (Tem 2 anos)
- Top pequeno preto (Tem 3 anos)
- Blusa beje (Era da minha mãe por isso já tem muitos mais anos do que eu)

Casacos

- Trench coat beje (Tem 5 anos)
- Casaco para a chuva com capuz (Tem 6 meses *prenda)
- Kimono azul escuro (Tem 4 meses)
- Kimono cinzento (Tem 5 meses - prenda)

Bikini

- Bikini (Tem 2 meses)

Sapatos

- Sapatos brancos corda (Tem 1 mês)
- Sandálias castanhas (Tem 2 anos)
- Sapatilhas brancas tecido (Tem 2 anos)

Acessórios

- Óculos de sol (Têm 5 anos)
- Carteira verga com tecido verde (Tem 4 anos)
- Carteira azul escura (Tem 6 meses *prenda)
- Carteira com o formato de um coco (Tem 5 anos)

Quando decidi escrever este post tinha pensado em juntar uma grande colecção de imagens com os 33 itens e com as várias combinações que ia fazendo entre eles. Contudo, achei que seria mais interessante partilhar neste post apenas algumas das peças do meu capsule wardrobe e se depois fosse partilhando pontualmente no meu Instagram aquilo que vou vestindo. Desta forma seria mais verdadeiro e interessante, uma vez que esta partilha seria feita num contexto real.

Em relação ao meu capsule wardrobe só posso dizer que estou bastante contente com a minha inspiração e com a minha selecção, sobretudo por saber que a maioria das peças que escolhi já têm mais de dois anos. É por esta razão que fazer compras de forma inteligente é importante. As boas compras de hoje são as roupas preferidas de amanhã.

8 comentários:

  1. Poderia ter colocado a foto de todas as fotos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A foto de todas as peças*

      Eliminar
    2. Eu pensei nisso mas não quis estar a sobrecarregar o post com 33 imagens diferentes. Talvez faça um vídeo :)

      Eliminar
  2. Há uns meses descobri o blog unfancy e o conceito de capsule wardrobe e soube que estava aqui algo que queria implementar na minha vida - a simplicidade. O minimalismo.
    Esta semana quis saber ainda mais sobre este mundo e descobri o teu blog :) Parabéns Inês :) o mundo é um lugar tão mais bonito quando temos tempo para o contemplar com atenção e menos dispersões e ainda assim mantendo o nosso estilo cheio de personalidade própria :) um beijinho enorme! Que blog bonito!

    Origamiamorecafune.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana :) Adorei ler este teu comentário. O conceito de capsule wardrobe é talvez o meu favorito do mundo do minimalismo :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muito bom! Achei suas roupas lindas ♡

    ResponderEliminar
  4. Fiz meu primeiro armário cápsula. A próxima estação aqui no Brasil é a primavera. Percebi que os padrões de cores do meu armário são azul, vermelho, laranja e rosa. Não é preto, branco e cinza! : )

    beijinhos, obrigada por me inspirar!

    ResponderEliminar