A qualidade por um fio




Já todos ouvimos falar sobre a rota da seda, sobre as vantagens de comprar roupas de algodão e sobre como o poliéster é um material de pouca qualidade e durabilidade. Contudo, quando vamos às compras, o tecido não costuma ser das coisas a que damos mais atenção. Aliás, o tecido normalmente é a menor das nossas preocupações. Contudo, ao desleixarmos o tecido de uma peça de roupa, estamos a condenar a nossa compra desde o início.
A qualidade de uma peça de roupa está intrinsecamente ligada ao tecido de que é feita. Tal como um bolo, cujos ingredientes vão ditar o sabor e a consistência do produto final. É por esta razão que conhecer bem os diferentes tipos de tecidos é fundamental para fazermos compras de qualidade.
No meu caso, tive de aprender esta lição da pior maneira. Tudo começou há três anos atrás, quando procurava um vestido branco, simples e fresco para usar no verão. Encontrar o vestido perfeito foi fácil. Aproveitei os saldos e comprei o vestido dos meus sonhos por menos de 10 euros. A minha felicidade era tal que já me estava a imaginar a usar este vestido nos próximos anos. Contudo, a felicidade acabou depressa. Ainda nem o verão estava a meio e o vestido já estava em péssimo estado. As costuras estavam a descoser-se, o tecido estava a ficar manchado e, cada vez que o vestido ia para lavar, o tecido ficava mais rígido e menos bonito. Ou seja, apesar de ter comprado um vestido com o corte e a cor perfeita para mim, a má qualidade do tecido fez com que o vestido tivesse um prazo de validade mais curto do que uma paixão de verão. Na altura não atribuí o fracasso da minha compra à fraca qualidade do tecido. Decidi antes culpar o facto de ter sido barato e no ano seguinte cometi o mesmo erro. Mais um vestido branco, mais um tecido de pouca qualidade, mais uma péssima compra.
Neste verão decidi não cometer o mesmo erro. Em vez de procurar um vestido branco, procurei um vestido de algodão. Sim, porque agora faço as compras a pensar primeiro na qualidade do tecido e só depois no corte e na cor. 
Por vezes pode ser difícil distinguir entre um tecido de boa qualidade e um de má qualidade. Sobretudo quando compramos online e não temos possibilidade de sentir o tecido. Para não cometermos erros o melhor é mesmo lermos com atenção todas as indicações sobre o tecido da peça que estamos a pensar comprar. E no caso de serem principiantes no mundo dos tecidos o melhor é lerem tudo o que a Anuschka do blogue Into Mind escreveu sobre a qualidade dos tecidos. Ela é uma verdadeira especialista em tecidos de qualidade e depois de lermos todas as dicas dela nós também nos vamos sentir como peritos na arte de comprar roupa de qualidade.

0 comentários:

Enviar um comentário