Resoluções de uma minimalista



O ser humano sempre teve tendência para associar as mudanças à passagem do tempo e a certas alturas do ano. É como se precisássemos de uma desculpa para finalmente termos uma alimentação mais saudável, um estilo de vida melhor ou para trabalharmos mais. No meu caso a passagem do ano serviu sobretudo para tomar consciência das mudanças que já há uns meses tinha começado a implementar no meu estilo de vida. O minimalismo é definitivamente muito importante para mim e isso nota-se nas pequenas coisas - desde não gostar de ver produtos e produtos acumulados na minha casa de banho até ao facto de ficar um pouco assustada quando vejo demasiada roupa a acumular-se no meu armário. Por estes motivos vou começar o novo ano mantendo os princípios de que menos é mais, seja em relação à moda, à beleza ou à forma como encaro o meu dia-a-dia.
Outra resolução de ano novo que já começou a ser cumprida em 2014 é tentar ter uma rotina de beleza mais natural. Para isso tenho lido imenso sobre o assunto,  temas como os benefícios dos óleos essenciais ou os malefícios de certos ingredientes químicos usados pela indústria da beleza têm andado na ordem do meu dia e não poderia andar mais feliz. Tenho aprendido imensas coisas novas e sinto que estou a entrar num novo mundo que tem sido desprezado ao longo das últimas gerações em prol do consumismo rápido e do capitalismo. Mas é incrível estar a descobrir novas técnicas e novas formas de cuidar do nosso corpo e da nossa pele, cada vez que leio algo sobre o assunto tenho sempre a sensação de que como existe um mundo inteiro de assuntos sobre os quais eu ainda só agora estou a aprender.
Mas apesar de já ter mudado para um champô e um sabonete apenas feitos à base de produtos naturais ainda há muito, mas mesmo MUITO, que tenho de mudar a nível da minha rotina de beleza e sobretudo da minha rotina de maquilhagem. Contudo, para minha sorte, o início deste ano veio junto com o terminar de alguns dos produtos de maquilhagem que andava a usar, como a minha máscara para as pestanas, a minha base e o meu corrector. Ao terminar estes produtos não naturais tenho agora a oportunidade de os substituir por alternativas mais saudáveis para a minha pele. Isto está a fazer com que o meu início de ano seja passado a navegar de página em página para encontrar produtos de maquilhagem naturais que correspondam aos meus critérios, uma tarefa nada fácil sobretudo porque a melhor forma de saber se um produto é bom para nós é experimentando-o durante algum tempo e vendo como é que a nossa pele reage.
Mas bem, modo de vida minimalista e rotinas de beleza à parte, outra das minhas resoluções de ano novo é continuar fiel ao meu estilo. Eu sei que pode parecer uma resolução estranha, normalmente as pessoas escrevem as suas resoluções a pensar em mudança e eu estou a desejar precisamente o contrário, mas quando encontramos um estilo de que gostamos e que sentimos que está de acordo com os nossos valores estéticos devemos fazer os possíveis para sermos fiel a ele, independentemente daquilo que as lojas nos querem vender. Eu sou a favor de mudanças mas apenas se elas forem escolhidas por mim e não por outras pessoas que acham que eu devo usar algo porque um designer do outro lado do mundo disse que sim.
Estas resoluções são apenas algumas das muitas coisas que quero fazer ao longo deste ano. Uma das ideias que quero concretizar em breve e que não me sai da cabeça é fazer vídeos para acompanhar alguns dos textos deste blogue. Acho que seria uma excelente ferramenta para complementar os meus longos textos e para exemplificar algumas das minhas rotinas de beleza ou alguns dos meus capsule wardrobes, de que eu falo aqui sobretudo em teoria. Ao longo deste ano podem também esperar do Minimal mais textos e algumas novidades, como por exemplo partilhar os melhores artigos que li durante a semana, algo que estou a pensar fazer no Facebook do Minimal
Mas bem, o melhor é deixar o ano passar e deixar as ideias fluir, afinal, ninguém quer ser acusado de abandonar as suas resoluções antes do final de Janeiro nem de ter uma lista de resoluções irrealista.

Entretanto, se tiverem sugestões, comentários ou se me quiserem ajudar na procura de produtos de maquilhagem naturais ou orgânicos deixem-me comentários ou mensagens no Facebook ou através do meu email - inescatarinapinto65@hotmail.com - já que a caixa de comentários continua a não aparecer aqui!

4 comentários:

  1. Inês, confesso que fiquei bem empolgada por saber sobre o que você anda lendo a respeito de minimalismo, seja relacionado a beleza, moda ou estilo de vida como um todo. Será um prazer vê-la e escutá-la em vídeos também. Ficarei ansiosa e no aguardo. ;)
    Beijos,
    Lidi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lidiane Vasconcelos Em breve vou escrever um novo post sobre as minhas leituras e sobre como me têm ajudado a perceber melhor o conceito de minimalismo e as vantagens em utilização produtos naturais.

      Obrigada pelo comentário,
      Beijos,
      Inês

      Eliminar
  2. Inês, gosto muito do seu blog e também estou a dar passos no minimalismo. Posso sugerir que publique os textos/links no facebook também por aqui? É que eu não uso redes sociais. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Obrigada pela dica, realmente é uma excelente ideia partilhar também aqui para quem não utiliza essa rede social.

      Eliminar