Dizer não às embalagens de plástico!



Não gosto de ver a minha casa de banho cheia de embalagens de plástico. Não importa se são embalagens do shampoo, do gel de banho ou dos cremes que eu uso, a verdade é que não gosto de estar constantemente a ver produtos envolvidos em plástico. Mas o pior é a seguir, quando os produtos acabam e as embalagens enchem o caixote do lixo porque, apesar de fazer reciclagem, continuo a sentir-me mal com o lixo que estou a produzir ao utilizar coisas tão básicas como shampoo e gel de banho.
Para diminuir o desperdício de embalagens decidi trocar o gel de banho por sabonetes, sobretudo pelos sabonetes naturais de que a minha pele tanto gosta. Ainda assim, havia outras coisas que eram mais difíceis de dissociar das embalagens, como shampoo. Foi por isso que comecei a procurar alternativas aos produtos que normalmente vêm dentro de embalagens de plástico. 
Como não é de admirar, a marca Lush apareceu novamente na minha pesquisa, desta vez como um exemplo de que é possível comprar produtos como esfoliantes e shampoos sem termos de trazer embalagens de plástico connosco. A Lush tem uma política de sustentabilidade que faz com que até as suas embalagens de plástico sejam constantemente reutilizadas e recicladas mas a verdade é que a maior parte dos seus produtos não têm embalagens.
Como se isto não me deixasse feliz o suficiente, o facto de agora ter uma grande quantidade de produtos de beleza e higiene sem embalagens de plástico faz com que tenha mais espaço livre na casa de banho e com que seja mais fácil transportar os meus essenciais de beleza quando vou viajar ou quando vou apenas de fim de semana para algum lado. Sobretudo porque posso cortar apenas um pouco do produto que preciso e levá-lo comigo, em vez de comprar um novo conjunto de produtos só para a viagem.
Pode parecer que há limites para o que pode ser vendido fora das embalagens mas a Lush tem mostrado que viver sem plástico é mais fácil do que pode parecer. Tão fácil que eles têm shampoo, condicionador, pastas de dentes e até desodorizantes vendidos fora das tradicionais embalagens de plástico.
Nas últimas décadas têm-nos feito acreditar que tudo precisa de vir em embalagens de plástico, uma falsa ideia que nos faz gastar mais dinheiro, consumir mais e ter a casa e o caixote do lixo mais cheias do que nunca.
Na imagem em cima mostro uma colecção de todos os produtos que tenho da Lush que vêm sem embalagens de plástico. Pode parecer que decidi apenas juntar todos os meus sabonetes e fotografá-los, mas a verdade é que na imagem está: um shampoo sólido, um condicionador, espuma para o banho, um esfoliante para limpar a pele, uma manteiga corporal, uma barra de massagens e, como não podia deixar de ser, um sabonete. Ou seja, numa pequena caixa consigo guardar as coisas que são essenciais para a minha higiene diária e alguns mimos para dias especiais. Além disso, estes pequenos produtos duram meses e meses e o melhor é que quando acabam não há vestígios de que alguma vez existiram!
Um descanso para a minha mente e para o ambiente.

0 comentários:

Enviar um comentário