A maquilhagem como marca pessoal



O meu estilo é manifestamente minimalista e o leque de cores que utilizo não é muito extenso. Isto levou-me a ter algumas pequenas crises de aborrecimento com o meu armário, afinal de contas, apesar de saber sempre o que vestir e de achar que o meu estilo está bastante bem às vezes sinto que carece de graça. Uma das soluções que encontrei foi utilizar a maquilhagem para dar um ar um pouco diferente àquilo que visto.
Durante muitos anos o baton vermelho foi o meu melhor aliado, contudo ultimamente tenho alternado. Utilizo o baton vermelho para as manhãs em que estou mais apressada ou para quando quero dar um pouco mais de cor ao meu look e os olhos pintados com o lápis preto durante todos os outros dias.
No meu caso, não posso considerar a maquilhagem como uma forte imagem de marca minha, uma vez que é algo que vou alternando e que não considero que seja o elemento mais marcante do meu estilo. Contudo, são muitas as pessoas que utilizam a maquilhagem como sua assinatura de estilo. De que são exemplo a Amy Winehouse com os seus olhos negros, a Kate Moss com o seu look natural ou o baton vermelho de Dita Von Teese. Apesar de ser imponte inspirarmo-nos em imagens que gostamos ou celebridades para decidir qual a maquilhagem que poderemos usar como imagem de marca, existem três fatores importantes a ter em conta:

- A nossa pele
Quando vemos imagens de pessoas maravilhosamente maquilhadas uma coisa que existe sempre é uma pele aparentemente perfeita. Resumindo, nada lhe ficaria mal. Contudo, a pele dos comuns mortais não costuma emanar perfeição. Existem sempre alturas melhores e piores e por melhor que tratemos da nossa pele vai aparecer sempre uma borbulha de vez em quando. É por isso que antes de pensares na maquilhagem deves analisar a tua rotina de beleza e veres se estás a fazer tudo o que podes para a tua pele estar no seu melhor. Sem uma boa pele qualquer maquilhagem vai perder metade da sua beleza.

- O nosso rosto
O teu rosto possivelmente é diferente da pessoa em quem te queres inspirar para a tua maquilhagem, é por esta razão que é muito importante experimentares primeiro. Para isso não há nada melhor do que ires ao Youtube e seguires alguns tutoriais até descobrires uma maquilhagem que realmente gostes e que achas que te favorece, em caso de dúvida o melhor é teres por perto alguém em quem confies e que te possa dizer honestamente o que acha! Já para não falar que será certamente mais divertido do que estares a fazer isso sozinha.

- O nosso tempo
Se finalmente descobriste um tipo de maquilhagem de que gostas e que pode funcionar como tua imagem de marca só falta testares mais uma coisa. O tempo. Isto é, se és daquelas pessoas cheia de pressa e que nem tem tempo para pentear o cabelo convenientemente então não vale a pena escolheres uma maquilhagem que demora vinte minutos a fazer como tua imagem de marca. Uma vez que, o mais provável, é que a usasses apenas ao fim de semana. O ideal é analisares o tempo que tens para te arranjar e o tempo que demoras a fazer a maquilhagem que desejas. Se és como as misteriosas raparigas francesas, que se gabavam de acordar uma hora mais cedo do que deviam só para saírem de casa impecáveis, então isto não é um problema, mas se sabes como custa acordar ainda mais cedo do que o normal, principalmente para teres mais tempo para te maquilhares, sabes que precisas de um plano B.
O plano B é, nada mais, nada menos, do que uma versão mais simples da tua maquilhagem. Se adoras pintar os olhos como a Brigitte Bardot mas não tens sempre tempo para o fazer uma solução é criares uma versão mais simplificada deste look. Deste modo vais poupar tempo e manter a tua imagem de marca. Caso tenhas dois tipos de maquilhagem favoritos, como eu, vai alternando, faz o que te levar menos tempo nos dias em que tens mais pressa e o outro nos restantes dias.

Até aqui tenho-me centrado apenas na maquilhagem referente aos olhos e aos lábios, contudo quando falo de maquilhagem refiro-me também por exemplo ao tom de blush que mais gostas de usar, à cor com que pintas as unhas ou ao tipo de base que utilizas.
Seja como for a maquilhagem é uma excelente forma de dar um ar de graça ao teu rosto, em particular, e ao teu estilo, em geral.

2 comentários:

  1. Olá Inês!

    Gosto muito do teu blog e adorei este post!
    Muito útil ;)
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo interesse :) Fico feliz que tenha gostado

      Eliminar